quarta-feira, 5 de abril de 2017


Na segunda-feira, dia 27 de março, os bolsistas do Pibid de História realizaram sua primeira atividade na escola Melvin Jones. Após uma visita anterior para conhecer a escola e os alunos, foi desenvolvido uma atividade utilizando como base o Jogo Perfil. A dinâmica tinha como objetivo fazer com que os estudantes se conhecessem e também refletissem sobre alguns conceitos que serão trabalhados durante todo o ano. Baseado em um jogo com cartas e dicas dividido em duas fases, uma para os conceitos e outra para os perfis individuais. As cartas com as dicas dos perfis individuais foram feitas em sala, os estudantes receberam a carta em branco e escreveram cinco dicas pessoais para serem lidas no momento do jogo.
Contando com a presença de todo o grupo, juntamente com a professora Fabrícia e a nova coordenadora Eliane, que também aproveitou a ocasião para se apresentar aos estudantes, o jogo foi aplicado na primeira turma nos dois primeiros períodos de aula, começando pela fase dos conceitos. O primeiro aluno a começar o jogo foi sorteado na chamada e a primeira dica da carta era escolhida pelo participante sentado a sua direita entre as opções de um a dez, a cada dica lida era possível arriscar e dizer qual era a palavra-chave referida ao conceito. Se não fosse revelado o conceito a próxima dica era escolhida pelo seguinte, sentado a direita. Os conceitos escolhidos para serem trabalhados foram: História, Conhecimento, Arte, Trabalho, Educação e Capitalismo, entretanto devido ao tempo foram usados apenas quatro dos seis conceitos selecionados. Na segunda fase os alunos criaram seus perfis, baseado em dicas da personalidade e evitando as características físicas para que a rodada seguinte fosse aplicada utilizando as cartas dos perfis dos participantes, dessa vez com o objetivo que fazer com que todos se conhecessem um pouco melhor pensando também na aproximação dos estudantes com os mediadores.

 Depois do intervalo a dinâmica foi aplicada na segunda turma, dessa vez invertendo a ordem das fases, iniciando pelos perfis individuais e depois jogando com as cartas dos conceitos. Percebemos que a atividade desenvolveu-se um pouco melhor dessa forma, sendo na primeira fase um momento de descontração e de “quebra-gelo” estimulando uma maior participação para jogar a fase seguinte com os conceitos. Os alunos participaram e debateram agregando suas concepções pessoais sobre a história, a mulher, a arte e o conhecimento.

Manual do Jogo