terça-feira, 25 de abril de 2017

Civilização Árabe e Avaliação do Mapa do Feudo.

Para realizar a avaliação das atividades do feudo, organizamos uma etiqueta com os critérios a serem observados pelos Pibidianos. Os cinco pontos destinados a atividade foram divididos em dois pontos pela atividade completa, dois pontos pelo capricho e um ponto pela disposição correta dos elementos. E para realizar a avaliação, solicitamos aos alunos que deixassem os cadernos  em cima da classe para que um dos professores pudesse analisar o trabalho realizado.
Enquanto ocorria avaliação, o professor Paulo conduzia a aula. A atividade proposta aos alunos era uma introdução a civilização Árabe, um texto lacunado com caça palavras. Ao encontrar as palavras o alunos deveriam completar as lacunas do texto.
Ao realizar a avaliação percebemos que a mesma só foi possível ser realizada dessa maneira por contar com três professores em sala de aula, tornando inviável fazer esse processo e, ao mesmo tempo, conduzir a aula. 
Após os alunos realizarem a atividade, o texto foi lido pausadamente afim de corrigir possíveis erros e discutir alguns termos que no decorrer do trabalho acabaram gerando dúvidas. Segue abaixo o material entregue aos alunos.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Reunião dia 12 de abril

Como de costume, nos reunimos no dia 12 de abril, para conversarmos sobre as nossas próximas aulas, definimos as aulas e as  datas das aulas, segue abaixo: 

  • Dia 17/04 : As bolsistas Diuliane e Fernanda, trabalharão sobre a Reforma Renascentista, focando o papel da mulher na sociedade. 
  • Dia 24/04: A professora Fabrícia iniciará o conteúdo das Expansões Marítimas. 
  • Dia 08/05: Os bolsistas Luana, Erick e Anderson, darão continuidade ao conteúdo iniciado pela professora Fabrícia; iniciando o conteúdo sobre os povos pré-colombianos ( Incas, Maias e Astecas), irão também trabalhar com o mapas contextualizando o período e a localização.
  • Dia 15/05: Os Luana, Erick e Anderson irão trabalhar sobre os povos do Brasil; No segundo período  a professora Fabrícia  assume a turma, onde dará a revisão dos conteúdos para a avaliação que ocorrerá no dia 22/05.
  • Dia 22/05: Prova.
Datas das próximas reuniões:
  • 19/04:As bolsistas  Fernanda e Diuliane farão a correção das atividades feitas pelos alunos, já os bolsistas Luana, Erick e Anderson farão a construção do plano de aula. 
  • 26/04: A reunião será um momento de leitura, pesquisa e planejamento. 

Nesta reunião também fomos informados do encontro do PIBID que acontecerá nos dia 13, 14 e 15 de dezembro, onde teremos a oportunidade de mostrar os nossos projetos.




Da esquerda para a direita: o Bolsista Anderson, a professora e orientadora Fabricia, a coordenadora Eliane, o bolsista Erick, a bolsista Fernanda e a bolsista Luana. 

terça-feira, 11 de abril de 2017

Continuação do Mapa do Feudo

Dias 10 e 11 de abril, os alunos deram sequencia no processo de construção do Feudo, Foi necessário retomar alguns aspectos e mudar a forma de abordagem para otimizar o tempo. Primeiro os alunos recebiam os materiais, coloriam e recortavam, em um segundo momento os professores orientavam como deveriam ser colados na folha e explicavam um a um os elementos. Após a colagem os alunos desenharam campos e florestas. colaram a atividade no caderno e copiaram a legenda que foi criada para cada parte do Feudo.
Com o auxilio do datashow o professor mostrou para os alunos imagens de feudos e castelos, apontou no mapa mundi o local onde essas organizações ocorreram afim de concluir esse conteúdo. Ainda informamos que na semana seguinte todos deveriam trazer os cadernos para serem avaliados pela atividade.

quarta-feira, 5 de abril de 2017


Na segunda-feira, dia 27 de março, os bolsistas do Pibid de História realizaram sua primeira atividade na escola Melvin Jones. Após uma visita anterior para conhecer a escola e os alunos, foi desenvolvido uma atividade utilizando como base o Jogo Perfil. A dinâmica tinha como objetivo fazer com que os estudantes se conhecessem e também refletissem sobre alguns conceitos que serão trabalhados durante todo o ano. Baseado em um jogo com cartas e dicas dividido em duas fases, uma para os conceitos e outra para os perfis individuais. As cartas com as dicas dos perfis individuais foram feitas em sala, os estudantes receberam a carta em branco e escreveram cinco dicas pessoais para serem lidas no momento do jogo.
Contando com a presença de todo o grupo, juntamente com a professora Fabrícia e a nova coordenadora Eliane, que também aproveitou a ocasião para se apresentar aos estudantes, o jogo foi aplicado na primeira turma nos dois primeiros períodos de aula, começando pela fase dos conceitos. O primeiro aluno a começar o jogo foi sorteado na chamada e a primeira dica da carta era escolhida pelo participante sentado a sua direita entre as opções de um a dez, a cada dica lida era possível arriscar e dizer qual era a palavra-chave referida ao conceito. Se não fosse revelado o conceito a próxima dica era escolhida pelo seguinte, sentado a direita. Os conceitos escolhidos para serem trabalhados foram: História, Conhecimento, Arte, Trabalho, Educação e Capitalismo, entretanto devido ao tempo foram usados apenas quatro dos seis conceitos selecionados. Na segunda fase os alunos criaram seus perfis, baseado em dicas da personalidade e evitando as características físicas para que a rodada seguinte fosse aplicada utilizando as cartas dos perfis dos participantes, dessa vez com o objetivo que fazer com que todos se conhecessem um pouco melhor pensando também na aproximação dos estudantes com os mediadores.

 Depois do intervalo a dinâmica foi aplicada na segunda turma, dessa vez invertendo a ordem das fases, iniciando pelos perfis individuais e depois jogando com as cartas dos conceitos. Percebemos que a atividade desenvolveu-se um pouco melhor dessa forma, sendo na primeira fase um momento de descontração e de “quebra-gelo” estimulando uma maior participação para jogar a fase seguinte com os conceitos. Os alunos participaram e debateram agregando suas concepções pessoais sobre a história, a mulher, a arte e o conhecimento.

Manual do Jogo

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Construção do mapa feudal

No dia 03/04 e 04/04, iniciamos a construção do mapa feudal onde foi trabalhado o castelo e o senhor feudal. A atividade não progrediu como o planejado devido a campanha de vacinação da prefeitura de Caxias do Sul.