quinta-feira, 23 de março de 2017

Renascimento

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e cientifico que marcou a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, o renascimento trouxe novos temas e interesses científicos e culturais para a época. Porém ele não pode ser considerado uma ruptura radical do mundo medieval.

·         Características do Renascimento:

§ a valorização da cultura greco-romana, como paradigma no plano intelectual e artístico;·     

§ a glorificação do homem, o qual foi colocado no centro de tudo (antropocentrismo);·        

§ a busca de um padrão intelectual que transcendesse as fronteiras nacionais(universalismo);

§ a importância da Natureza e de seus fenômenos;·       

§ o racionalismo e o espírito crítico, que se traduziram na adoção da observação e de métodos experimentais. O racionalismo é um marco histórico característico do Renascimento, embora não seja exclusivo dele.


·         Relação com a burguesia e o individualismo:
·         Essa valorização das ações humanas abriu um diálogo com a burguesia, que floresceu desde a Baixa Idade Média. Suas ações pelo mundo, a circulação por diferentes espaços e seu ímpeto individualista ganharam atenção dos homens que viveram todo esse processo de transformação privilegiado pelo Renascimento. Ainda é interessante ressaltar que muitos burgueses, ao entusiasmarem-se com as temáticas do Renascimento, financiavam muitos artistas e cientistas surgidos entre os séculos XIV e XVI. Além disso, podemos ainda destacar a busca por prazeres (hedonismo) como outro aspecto fundamental que colocava o individualismo da modernidade em voga.

§  As cidades italianas e o mecenato
·         A aproximação do Renascimento com a burguesia foi claramente percebida no interior das grandes cidades comerciais italianas do período. Gênova, Veneza,Milão, Florença e Roma eram grandes centros de comércio, onde a intensa circulação de riquezas e ideias promoveu a ascensão de uma notória classe artística italiana. Até mesmo algumas famílias comerciantes da época, como os Médici e os Sforza, realizaram o mecenato, ou seja, o patrocínio às obras e estudos renascentistas. A profissionalização desses renascentistas foi responsável por um conjunto extenso de obras que acabou dividindo o movimento em três períodos: o Trecento, o Quatrocento e Cinquecento. Cada período abrangia respectivamente uma parte do período que vai do século XIV ao XVI.


§  Períodos do Renascimento:
·         Trecento: 
§  Transição da cultura medieval para a renascentista;
§  Mistura de vários temas da vida com a religiosidade;
§  Língua italiana nas obras literárias;
§  Humanismo presente nas obras literárias e artes plásticas;
§  Aspectos da cultura grego-romana na literatura;
·          Quatrocento:
§  Presença de aspectos da cultura grego-romana, principalmente do considerado pagonismo;
§  Financiamento dos mecenas a artistas;
§  Pinturas a óleo;
§  Ápice da Arquitetura, Literatura e Artes plásticas;
§   Procura da perfeição nas pinturas;
§  Mistura do moderno com o clássico.
§  Cinquecento:
§  Temas religiosos;
§  Humanismo presente na literatura, pintura e esculturas;
§  Expansão do renascimento para a Holanda, Espanha, Portugal, França e Alemanha;
§  Enfraquecimento do movimento na Itália.


§  Principais artistas renascentistas
§  Leonardo da Vinci (1452-1519)
Considerado um dos maiores gênios da história da humanidade, Leonardo da Vinci foi pintor, escultor, engenheiro, cientista, escritor e inventor italiano.
Nascido no vilarejo italiano de Anchiano, Leonardo foi uma das figuras mais importantes do Renascimento, de forma que contribuiu para a produção intelectual e artística da época. De suas obras destacam-se: “Última Ceia” (Santa Ceia) e “A Gioconda” (ou Monalisa).

§  Michelangelo Buonarroti (1475-1564)

Pintor, escultor e arquiteto italiano, Michelangelo nasceu na cidade de Caprese, região da Toscana.
Foi um dos maiores representantes da arte renascentista e, sem dúvida, sua maior obra foi a pintura da abóboda da "Capela Sistina", na Catedral de São Pedro, em Roma.
O artista passou quatro anos (1508-1512) pintando o local, que agrupa cerca de 300 figuras, das quais se destaca: “O Juízo Final”. Na escultura, suas obras mais representativas foram: “Pietà” e a “Escultura de Davi”.

§  Rafael Sanzio (1483-1520)

Ao lado de Leonardo da Vinci e Michelangelo, Rafael formou a tríade mais importante dos grandes mestres da arte italiana da Renascença.
Pintor italiano nascido na cidade de Urbino, inovou as técnicas de pintura, ao utilizar contrastes de luzes e sombras.
Ficou conhecido por suas diversas “Madonas” (mãe de Jesus), das quais se destaca: “Madona e o Menino Entronados com Santos” (1505).

§  Donatello (1368-1466)

Além da tríade dos principais representantes da Renascença, Donatello foi um importante escultor italiano do período, nascido em Florença. Introduziu novas técnicas artística ao utilizar diferentes materiais para compor suas esculturas, tal qual, mármore, bronze e madeira.
Seus trabalhos mais representativos são: a escultura de “São Marcos”, em Florença, e “Gattamelata”, na cidade de Pádua.

§  Sandro Boticcelli (1445-1510)

Pintor e desenhista nascido em Florença, Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, mais conhecido por seu nome artístico, Sandro Boticcelli, foi um dos pintores mais proeminentes da Itália renascentista.

Em suas obras, abordou temas religiosos e mitológicos, donde se destacam: “A Primavera” e “O Nascimento de Vênus”.



Referências