quinta-feira, 8 de junho de 2017

Passeio de estudos em laboratório de arqueologia da UCS.





Com a finalização dos conteúdos sobre os povos nativos americanos em sala de aula, pensamos em materializar alguns pontos usando espaços que a Universidade de Caxias do Sul (UCS) dispõe. Entre esses espaços está o Laboratório de ensino e pesquisa arqueológica (LEPAR), que dá suporte a algumas disciplinas do curso de História e também promove oficinas e cursos de extensão relacionados a estudos arqueológicos.
O professor titular das turmas mobilizou professoras da escola para que em conjunto fizessem a visita na UCS, com a justificativa de que elas também poderiam realizar alguma atividade em relação a suas matérias, já que outros espaços como mini zoo e laboratório de ciências também poderiam ser visitados.
As visitas foram realizadas em dois dias. Segunda as turmas 72;  74 e Terça as turmas 71;  73.
A equipe que faz parte do LEPAR é formada por uma professora e dois estagiários e as atividades realizadas durante a visita ficaram por conta dessa equipe.
A visita foi dividida em 2 momentos:
1)     Conversa sobre conceitos de Arqueologia, povos nativos e etapas de uma pesquisa arqueológica. Para essa conversa foram utilizados slides e materiais de observação.
2)      Escavação simulada com a orientação da professora coordenadora do laboratório. A escavação contava com 3 caixas com areia e materiais “enterrados” simulando uma quadricula de um sítio arqueológico. Os alunos se dividiram nessas 3 quadrículas e lhes foram disponibilizados instrumentos (pincel, pá, espátula) para a coleta desses “vestígios”. No fim da escavação a professora contextualizava cada quadrícula e junto com os alunos, analisava que tipo de vestígios foram encontrados, quem eram os sujeitos que utilizavam esses materiais
Para que isso ocorresse de forma organizada, já que as turmas eram grandes para as salas do laboratório, cada turma era dividida em 2 grupos, onde cada grupo ia para uma das atividades, conversa ou escavação, que aconteciam simultaneamente e duravam aproximadamente 45 minutos.

O objetivo dessa atividade era justamente materializar assuntos vistos em sala de aula, mostrando o caminho da construção desse conhecimento, partindo da arqueologia e suas fontes.