sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Brasil: uma biografia. Pesquisa em Brasil Imperial

Na obra Brasil: uma biografia, as autoras Lilia M. Scharcz e Heloisa M. Starling apresentam uma análise histórica no território brasileiro, entre a chegada dos portugueses e os dias atuais. O livro se organiza de maneira cronológica e se divide em capítulos relacionados às principais estruturas sociais, econômicas e políticas do país ao decorrer dos últimos séculos. Rico em imagens que auxiliam o leitor a compreender conceitos e construções, o livro possui uma linguagem explicativa e simples, que pode ser acessada além dos profissionais da área.
Para o nosso trabalho, a leitura se deteve no Brasil Colonial, pois esse será o período de estudo durante o ano letivo na escola. Esse espaço de tempo é dividido na formação inicial do país, onde decorrem as relações do português com os povos nativos, as sociedades ameríndias no território brasileiro, e as formas de organização utilizadas pela Coroa Portuguesa na colonização do território. Em sequência decorrem as organizações da “civilização do açúcar”, como as próprias autoras se referem, e todo o sistema escravista, com suas camadas, estruturas de trabalho e resistências. O último capítulo já estudado, engloba a descoberta dos minerais preciosos da atual região de Minas Gerais, e toda a sociedade mineradora que se desenvolve na região. Os interesses portugueses e as práticas de escambo, bem como a estrutura de trabalho e relações presentes no período.
            O livro é muito útil como fonte de pesquisa para o professor. É bastante completo e por possuir sua organização numa cronologia semelhante aos livros didáticos, é fonte acessível para o desenvolvimento das aulas. Analisa os processos de maneira contínua, com informações que ajudam a entender os processos de transição na história do nosso país. Além disso, por não ter uma linguagem muito complicada, recortes podem ser usados para leituras em sala de aula, sendo apenas para comentários, ou até mesmo para atividades onde os estudantes poderiam produzir algo acerca desses trechos, podendo utilizar-se de questionários ou palavras-chave com a finalidade de uma produção de mapa conceitual do determinado recorte.


REFERÊNCIAS:

 SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M.. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 694 p.