quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Planejando a aula da Revolução Industrial

Bolsistas de iniciação à docência Diuliane Castilhos, Erick Porto, Marcelo Machado e Fernanda Dinarowski e a professora supervisora Kelen Staheler durante a reunião de 24/08/2016.
Foto: Ramon Tisott

No encontro de hoje (24/08/16), avaliamos as últimas aulas, adequamos nossos planos das próximas intervenções e planejamos a aula que será aplicada em 29/08.
A partir de demandas apontadas pelos estudantes da EETCS à professora supervisora Kelen, uma das mudanças que decidimos fazer é evidenciarmos aos alunos o objetivo de cada aula, associando-o à formação para a vida, a cidadania e o trabalho e aos referenciais usados para a elaboração do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Também debatemos qual seria o melhor enfoque para a abordagem da Revolução Industrial na aula da semana que vem, já que é um tema amplo conceitual, espacial e temporalmente. A partir do estabelecido na Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM, optamos por focalizar inicialmente a criação do sistema de fábrica na Europa e as transformações no processo de produção, para depois ampliarmos para os fenômenos sociais que fizeram parte da industrialização.