Para trabalhar o Iluminismo e as Revoluções, optamos por usar também obras cinematográficas para ampliar os conhecimentos sobre o assunto.
As pesquisas sobre as obras foram feitas durante as férias de julho pelos bolsistas de iniciação à docência Anderson e Erick, que usaram alguns critérios para definir uma lista de obras que poderiam ser usadas. Dentre os critérios, foi dada a atenção para a classificação indicativa, contextualização do roteiro, importância para o assunto tratado, o uso que pode ser feito após ser exibida a obra e a importância da mesma para a história do cinema. Observamos também as avaliações feitas por especialistas do cinema e público em geral.
Depois da primeira filtragem, tivemos uma lista com os seguintes títulos:
- Oliver Twist, de Coky Giedroyc (2007);
- A Queda da Bastilha, de Jack Conway e Robert Z. Leonard (1935);
- Os Miseráveis, de Tom Hooper (2012);
- Danton, O Processo da Revolução, de
- Maria Antonieta, de Sofia Coppola (2006);
- A Inglesa e o Duque, de Eric Rohmer (2001); e
- Germinal, de Claude Berri (1993).
Na reunião em 3 de agosto de 2016 com toda a equipe do Pibid que atua na EETCS, discutimos as possíveis opções e o desenrolar das atividades. Decidimos por usar o filme Os Miseráveis, de Tom Hooper.
Agora, estamos estudando modelos de roteiros de análise de filmes para escolher a melhor abordagem com as turmas de 2º ano do Ensino Médio com as quais trabalhamos.