Há algumas semanas estamos trabalhando com o projeto "Deuses na ZN". Esse projeto tinha como objetivo construir um jogo de perguntas e respostas sobre a Grécia e sua mitologia.
Iniciamos passando aos alunos o filme Percy Jackson e o ladrão de raios, para que tivessem o primeiro contato com alguns deuses gregos, após iniciamos com a explicação do jogo e com a construção do mesmo, feito pelos alunos usando como base o mapa da Zona Norte. Assim como no filme, criamos portais dentro do mapa do bairro que eles residem e utilizamos o mapa como tabuleiro.
Iniciamos passando aos alunos o filme Percy Jackson e o ladrão de raios, para que tivessem o primeiro contato com alguns deuses gregos, após iniciamos com a explicação do jogo e com a construção do mesmo, feito pelos alunos usando como base o mapa da Zona Norte. Assim como no filme, criamos portais dentro do mapa do bairro que eles residem e utilizamos o mapa como tabuleiro.
A atividade foi bem significativa pois os educandos criaram o jogo dentro da realidade deles. Eles adoraram! A culminância desse projeto foi quando os alunos jogaram o jogo que construíram. Os jogos foram doados para a biblioteca da escola para que mais turmas possam desfrutar desse material tão interessante.
Devo lembrar, que cada turma construiu o seu, dentro da mesma ideia, mas os quatro jogos construídos ficaram diferentes, o que torna as aulas mais dinâmicas e agradáveis.
[...] os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do
contexto de aprendizado. Um dos usos básicos e muito importantes é a
possibilidade de construir-se a autoconfiança. Outro é o incremento da motivação.
[...] um método eficaz que possibilita uma prática significativa daquilo que está
sendo aprendido. Até mesmo o mais simplório dos jogos pode ser empregado
para proporcionar informações factuais e praticar habilidades, conferindo destreza
e competência (SILVEIRA, 1998, p.02)
Publicado pelas bolsistas: Bruna Grizza e Maiara de Oliveira