quarta-feira, 29 de junho de 2016

Reflexão sobre o conteúdo trabalhado no 7º ano da Escola Machado de Assis

Renascimento: um movimento artistíco, filosófico e científico que aconteceu a partir do século XIV, principalmente na Itália, mas também em outros lugares da Europa. Com essa pequena definição iniciamos as nossas reflexões com a turma do sétimo ano. 
O nosso objetivo com esse conteúdo era, primeiramente, que os estudantes pudessem compreender o renascimento cultural e científico europeu como crítica ao mundo medieval e entender a sua influência no mundo contemporâneo, e além disso, compreender as modificações culturais e artísticas promovidas pelo movimento que foram fundamentais para diversas transformações na sociedade. 
Tendo essa base teórica sobre o que foi o Renascimento Italiano, acrescentamos aos nossos objetivos que os estudantes compreendessem também um outro (re)nascimento. O Renascimento que eles estão vivendo: a tecnologia super avançada, o protagonismo das classes subalternas, enfim, uma série de renascimentos que estão acontecendo a todo momento nas nossas vidas. 
A intenção foi trazer para a sala de aula uma aproximação dos conteúdos com a vida real do bairro Reolon e, para isso acontecer, promovemos debates sobre o que pode ser um renascimento hoje. Os estudantes interagiram de maneira positiva e chegamos a várias conclusões. 
Em uma reflexão conjunta, minhas colegas Bruna Grizza e Maiara Oliveira e eu concluímos: "Com o renascimento cultural lá do século XIV nós aprendemos a pintar e esculpir pessoas e valorizar a existência delas na arte, antes disso a arte era totalmente religiosa. Com o renascimento do século XXI, aprendemos que todos somos artistas e mais do que isso todos somos sujeitos históricos. Independente de nossa classe social, etnia e crenças, podemos protagonizar a arte e fazer parte dela. Aliás, não só da arte, agora podemos fazer parte do que quisermos. O renascimento do século XXI pode ser definido como um movimento onde todos podem ser tudo."

Caroline Capellini
Estudante de História e Bolsista de Iniciação à Docência