quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Hoje aplicamos uma das atividades planejadas referente a temática da 2ª Guerra Mundial.
Trabalhamos com as turmas do 3º ano, trechos do Diário de Anne Frank.
Os trechos selecionados foram os seguintes:

“A pergunta é compreensível, mas até agora ninguém encontrou uma resposta satisfatória. Por que a Inglaterra fabrica aviões e bombas maiores e melhores e, ao mesmo tempo, constrói casas novas? Por que se gastam milhões com a guerra a cada dia, enquanto não existe um centavo para a ciência médica, para os artistas e pobres? Por que as pessoas têm de passar fome, quando montanhas de comida apodrecem em outras partes do mundo? Ah, por que as pessoas são tão malucas?
Não acredito que a guerra seja apenas obra de políticos e capitalistas. Ah, não, o homem comum é igualmente culpado; caso contrário, os povos e as nações teriam se rebelado há muito tempo! Há uma necessidade destrutiva nas pessoas, a necessidade de demonstrar fúria, de assassinar e matar. E até que toda a humanidade, sem exceção, passe por uma metamorfose, se as guerras continuarão a ser declaradas, e tudo o que foi cuidadosamente construído, cultivado e criado será cortado e destruído, só para começas outra vez! ”.
(Quarta – feira, 3 de maio de 1944 – O diário de Anne Frank)
            “Só tenho uma esperança: de que esse antissemitismo seja apenas uma onda passageira, de que os holandeses mostrem suas verdadeiras cores, que nunca se afastem daquilo que, em seus corações, sabem ser justo, porque isso é uma injustiça. ”
(Segunda – feira, 22 de maio de 1944 – O diário de Anne Frank)
            “Acontece alguma coisa todos os dias. Hoje de manhã, o Sr. Van Hoeven foi preso. Ele estava escondendo dois judeus em sua casa. (...).
            O mundo virou de cabeça para baixo. As pessoas mais decentes são mandadas para campos de concentração, prisões e solitárias, enquanto os mais baixos dos mais baixos governam jovens e velhos, ricos e pobres. Um é preso por negociar no mercado negro, outro por esconder judeus ou pessoas desafortunadas. Se você não é nazista, não sabe o que vai lhe acontecer de um dia para o outro. “

(Quinta – feira – 25 de maio de 1944 – O diário de Anne Frank)